Recentemente estivemos na Escola da Ovelha, uma atração interessante da região de Campo Alegre. A iniciativa é de Lucas Farias, estudioso da área, que optou por não apenas aplicar o seu conhecimento como também possibilitar visitas para os curiosos em conhecer mais sobre a ovinocultura.
Junto do local está uma das casas mais antigas de Campo Alegre, datando do início do século XX.
Quem nos recebe é o próprio Lucas, e a linda Moana, a encarregada do local:
Eu sou Moana!Uma ótima anfitriã
Lucas nos leva aos diferentes tipo de pasto, nos mostra como identificar (e nomear) as ovelhas pela idade. Nos conta como organiza a reprodução e como identifica qual ovelha pode ter pego cria.
Pudemos ver a alimentação deles, aprender sobre tosqueio e fazer carinho em alguns animais.
A visita é rápida, demora menos de 1h mas precisa ser agendada. É interessante para crianças e adultos. A visita custa (na data deste post) 15 reais por pessoa e há abatimento para crianças.
Além desta atividade, há datas especiais em que é servido um sanduíche com churrasco de ovelha e pode-se agendar uma cavalgada pela região.
O local fica bem próximo a Rampa do Bugio, uma das mais célebres atrações de Campo Alegre, e vale conjugar as duas visitas no mesmo dia! A distância até a nossa pousada é de cerca de 20km.
A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no planeta. Ocupa aproximadamente 15% do nosso território, se estendendo ao longo da costa brasileira, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, adentrando o continente até o leste do Paraguai e da Argentina.
No Brasil, este bioma abrange 17 estados onde vivem cerca de 70% da população e onde está concentrada a maior parte do PIB nacional. Por isso, sua importância: dele dependem atividades essenciais como o abastecimento de água, a agricultura, a pesca, a geração de energia elétrica, o TURISMO e o LAZER.
No norte de Santa Catarina, a Serra do Mar é uma região de beleza natural única das mais notórias do bioma, se estendendo desde a baía da Babitonga, até os campos de cima dos municípios serranos, no planalto norte do estado.
Na foto de Gil Hoffmann, um balão sobrevoa as araucárias em Campo Alegre
A Mata das Araucárias, predominante na região, é um ecossistema que pertence a este bioma e ocupa boa parte do planalto norte de Santa Catarina, onde está o município de Campo Alegre e a inigualável região dos Campos do Quiriri, única de campos de altitude que pode ser visitada por turistas que procuram tanto aventura, quanto paisagens belíssimas.
Campo Alegre está no topo da Serra da histórica Estrada Imperial Dona Francisca, no planalto Norte de SC, fazendo divisa com o Paraná e, estando situada em uma região montanhosa – altitude de até 1600m – com clima subtropical temperado, é considerado um dos melhores do Brasil para se viver. Campo Alegre surpreende pelas belas paisagens naturais, lindas cachoeiras, farta oferta gastronômica e serviços essenciais para bem receber os visitantes.
O REFÚGIO MONTE OLIMPO está inserido nessa região de rara beleza, e por conseqüência abriga espécies raras da fauna e da flora e grande riqueza cultural. Daí a relevância que damos à adoção de condutas e práticas consideradas desejáveis para um mundo melhor, o que pode ser observado nas relações com os colaboradores, hóspedes e fornecedores.
Como parte da comunidade, incentivamos a cultura, o artesanato e toda a produção regional, incluindo os produtos orgânicos da época e livres de agrotóxicos. O Refúgio Monte Olimpo busca empregar e capacitar a mão de obra local. Além disso, preserva os mananciais de água, a mata nativa e a biodiversidade, com ações preventivas como o replantio da vegetação nativa.
Consciência ambiental e respeito com a natureza, são princípios básicos de quem zela pelo conforto sem ignorar o uso racional da água e da energia elétrica em todas as dependências desse empreendimento turístico sustentável.
A pousada Refúgio Monte Olimpo fica em meio à mata atlântica, cercada de araucárias e encrustada junto à uma Cachoeira.
Essa belíssima e aconchegante POUSADA Boutique no alto da serra é um verdadeiro refúgio de muita paz, em meio ao verde, embalada pelo canto dos pássaros e o som constante de uma cachoeira… e aguarda a sua visita.