Lendas daqui: a panela de ouro

Certa vez, numa roda de chimarrão um vizinho do REFÚGIO MONTE OLIMPO contou que há alguns anos atrás, diariamente, ao cair da tarde, já no lusco-fusco, uma grande bola de fogo sobrevoava o Salto do Imigrante que fica dentro da propriedade da Pousada, no município de Campo Alegre, no norte do estado de SC, e logo em seguida desaparecia no poço de águas profundas do rio Turvo, logo abaixo do Salto do Imgrante.

O assunto virou notícia e rapidamente se espalhou, inicialmente na comunidade, depois por toda a região, o que despertou a atenção dos gananciosos e caçadores de tesouros.

Muitos estiveram no local, mergulhavam, mergulhavam e não conseguiam achar nada, nem chegar ao fundo do poço. Sem equipamentos apropriados essa empreitada se tornava um tanto quanto difícil de ser realizada, uma vez que o poço tem mais de 10m de profundidade.

Um belo dia apareceu uma Kombi com placas de Curitiba, lotada de gente, perguntando aos nativos sobre o tal fenômeno.

Um morador que conhecia o local, foi mostrar a parte de baixo do salto e acompanhou os chamados “homens-rãs” fazerem diversos mergulhos. Diziam nada ter encontrado.

Para que o morador fosse embora, simularam a desistência e fingiram voltar para Curitiba.

As estórias que contam é a de que eles retornaram mais tarde, quando já havia escurecido, retiraram a panela de ouro e, desta vez, foram embora de verdade para nunca mais voltar.

Daquele dia em diante a bola de fogo nunca mais foi vista sobrevoando a Cachoeira.

Lenda local de Campo Alegre que foi aqui recontada por Helio Kalbusch.

FAÇA SUA RESERVA
0
ORÇAMENTO E RESERVA