As origens da nossa Gastronomia Regional

A rica e variada gastronomia do planalto norte de Santa Catarina foi influenciada pelas raízes culturais trazidas pela imigração europeia, ganhou características regionais, com seus pratos adaptados com ingredientes nativos das terras brasileiras, caiu no gosto e hábitos alimentares da população e não podem faltar nas mesas das famílias catarinenses.

Com os imigrantes germânicos veio a preferência pela carne suína, e entre seus pratos bastante conhecidos podem-se citar: eisbein (joelho de porco), kassler (chuleta de porco), bockwurst (salsicha), chucrute (repolho fermentado), schlachtplatte que é uma mistura de todos os anteriores, além do famoso marreco recheado com os próprios miúdos e carne bovina moída, acompanhado com repolho roxo e purê de batata ou de maçã (ente mit rotkohl und kartoffeln).

Os imigrantes eslavos, principalmente os poloneses e ucranianos, trouxeram sua culinária forte e exótica como os pastéis (pierogi e vareniki), a torta salgada e as sopas de beterraba, batata e requeijão (borscht), o cozido de músculo bovino com verdura (goulash) servido com o spätzle (pasta / macarrão caseiro), além das maçãs recheadas.

Os imigrantes italianos trouxeram as pastas (massas), a lasanha, os atomatados, as saladas, as pizzas, o risoto, a sopa de capeletti, a polenta, o galeto, os vinhos, os salames, os pães e os queijos.

Já os tropeiros foram responsáveis pelos hábitos alimentares simples e fartos, como o feijão tropeiro, o arroz de carreteiro, o churrasco, o chimarrão, o entrevero de pinhão com bacon, carne bovina e legumes, a paçoca de pinhão e o arroz com pinhão, preparados em fogão à lenha, a partir do fruto da araucária que caracteriza a paisagem da região.

Os doces como o apfelstrudel (torta folhada de maçã), os bolos, os pudins, as tortas, as cucas, os bolinhos de boleira (waffle) e muitos outros produtos coloniais, com destaque para as geleias e as schimiers artesanais, também fazem parte das receitas trazidas pelos imigrantes.

Aqui na Pousada REFÚGIO MONTE OLIMPO, os pratos servidos pela cozinha colonial e que, cada vez mais conquistam os corações dos hóspedes, são da CULINÁRIA CAMPEIRA, delícias resgatadas de receitas familiares antigas e adaptadas com ingredientes regionais. Uma fusão do tempero local aos cardápios dos tropeiros e dos imigrantes e, acrescentado um toque pessoal na elaboração e adicionado uma pitada de carinho, de bom gosto e esmero. Nosso intuito é que quem prova se sinta feliz e especial pois queremos proporcionar a todos, um verdadeiro manjar dos deuses.

Aqui o dia começa com um delicioso CAFÉ DA MANHÃ que celebra a culinária colonial, com sabores marcados na história do planalto norte de Santa Catarina.

E a qualquer hora, os hóspedes podem se servir de beliscos como chás, frutas e biscoitos.

Não raro, nossos hóspedes voltam para casa com algumas delicias coloniais no porta-malas, que conhecem aqui: linguiças, queijos, produtos orgânicos, geleias… e muito mais!

Que tal surpreender seu paladar e descobrir as delícias do simples muito bem feito? Agende sua estadia por aqui.

Por Helio Kalbusch

FAÇA SUA RESERVA
0
ORÇAMENTO E RESERVA